sábado, 18 de junho de 2011

Ensinando e aprendendo com as tic- Módulo 2: INTERNET,HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDSENDO COM AS TIC


MÓDULO 2 – INTERNET,HIPERTEXTO,HIPERMÍDIA


ATIVIDADE 2.2


CURSISTA:Rosangela de Souza Penajo


TUTORA: Elis Regina de Paula




Percepções ao Navegar por Hipertexto




Navegar por hipertextos é muito bom porque permite uma visão global do assunto, não sendo necessário interromper uma leitura para se informar e conhecer mais sobre o mesmo assunto sem precisar sair da página.
A navegação por hipertexto é um recurso que não apresenta muitas dificuldades para ser utilizado tanto por alunos quanto para professores.
Esse tipo de recurso, com certeza, conduz o aluno à realização de pesquisas e outras atividades de forma quase lúdica e por isso muito mais produtiva. Criar seus próprios hipertextos irá despertar o aluno para o assunto fazendo com que eles acabem pesquisando e estudando mais para criar mais e cada vez melhor. Também é um recurso com a capacidade de promover o trabalho em grupo, pois pode ser feito de forma construtiva possibilitando ao estudante uma participação muito mais ativa na construção de sua aprendizagem. E importante lembrar sempre ao aluno que o hipertexto é um ambiente colaborativo e que outras pessoas podem acrescentar seus conhecimentos e conceitos sobre o tema abordado.


Sobre as dificuldades sobre a navegação não as encontrei quanto a clicar nos links ir e retornar na página não dificultou a leitura e a compreensão do tema pelo contrário acredito que elas só facilitaram a minha navegação.





TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


MÓDULO 2- NTERNET,HIPERTEXTO,HIPERMÍDIA


TUTORA: ELLIS REGINA DE PAULA


CURSISTA: ROSANGELA DE SOUZA PENAJO



Atividade 2.3 -CONCEITUANDO HIPERTEXTO INDIVIDUALMENTE.


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


Geralmente ouvimos a palavra Hipertexto quando estamos lidando com a Internet. Entendemos que o utilizamos no contexto de “navegação” nas páginas da WEB. Encontramos links que ligam as páginas umas com as outras proporcionando uma leitura diferenciada de texto. Lemos (2002) nos apresenta uma possível definição de hipertexto:

Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online) http://www.webartigos.com/articles/63870/1/O-que-e-Hipertexto/pagina1.html


O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.


A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte da textura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.


O texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.


http://www.escolabonilha.com/2009/voce-sabe-o-que-e-hipertexto/


Diante de todas essas explicações podemos perceber que o hipertexto facilita a aprendizagem e a construção de novos textos, visualização de imagens entre outras formas de criar e recriar um texto, isso significa que trabalhar com a construção de um hipertexto pode ser muito mais significativa na aprendizagem que uma pesquisa.



ATIVIDADE 2.6



E.E.Romalino Alves de Albres


Professora: Rosangela de Souza Penajo


Disciplina: Artes



Planejamento com hipertexto para o 5º ano B



Conteúdo: Arte e Cultura Terena



Objetivos:


- Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelos índios terenas;


- Aplicar em trabalhos artísticos os elementos da linguagem visual;


- Combinar os elementos da linguagem visual observados nas cerâmicas terenas e aplicá-las nas suas próprias produções.



Metodologia:


- No primeiro momento os alunos irão usar a internet para fazer as leituras sobre a cerâmica terena, apreciar as obras dando ênfase para os tipos de linhas usadas para pintá-las;


- No segundo momento os alunos irão trazer a argila e confeccionar peças semelhantes as observadas na internet;


- No terceiro momento os alunos vão utilizar tinta acrílica branca para redesenhar as linhas terenas nas suas próprias produções que serão expostas na escola durante a semana de entrega de notas para que alunos e pais possam apreciar seus trabalhos.



Recursos:


- Internet:


http://www.ceramicanorio.com/artepopular/ceramicaterena/ceramicaterena.htm


http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=26840


http://carmendeeugenio.blogspot.com/2010/09/exposicao-de-ceramica-terena.html


- Computador;


- Argila;


- Tinta acrílica branca;


- Máquina fotográfica.


Avaliação:


- Participação, interesse e respeito;


- Produção das cerâmicas.






ESCOLA ESTADUAL ROMALINO ALVES DE ALBRES


Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC- Módulo 2


Tutora: Elis Regina.


Cursista: Rosangela de Souza Penajo



Atividade 2_7_Execução do Planejamento -Arte e Cultura Terena



http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087237/Tur138962/img_upload/atividade2-7rosangelapenajo.doc

Atividade 2.8

Olá Maria!!! Renata adorei o trabalho de vocês a valorização da cantiga de roda é muito importante nos dias atuais onde as crianças já não brincam mais no quintal e ficam presas aos video games entre outros. Parabéns


Atividade 2.9 Pôster
http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087237/Tur138962/img_upload/Ativ2_9ROSANGELAPENAJO.pdf






Atividade 2.10 e 2.11

Navegar na wikipédia é muito simples e interessante porque encontramos uma variedade enorme de assuntos publicados e o mais interessante é que podemos a qualquer momento contribuir com a publicação virtual do conhecimento ou mesmo discordar do que já foi publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário